quinta-feira, 12 de abril de 2012

Jesus, o Senhor da Ressurreição


Você tem medo da morte? Alguma vez você já pensou que a morte pode não ser o fim?

Hoje quero falar de Jesus como o Senhor da ressurreição. De alguma maneira todos temos alguma preocupação com a morte. Talvez porque tenhamos algum ente querido, como pai, mãe, ou irmão, filho, ou amigo, que já se foi. Ou simplesmente por medo da morte. Ou ainda por outra razão qualquer.

O assunto está baseado em João 11, onde encontramos a descrição da ressurreição de Lázaro, um grande amigo de Jesus, que residia na cidade de Betânia com suas irmãs Marta e Maria.

O texto diz que Lázaro adoeceu e suas irmãs mandaram chamar a Jesus, mas Ele estava muito longe, de forma que demorou e Lázaro acabou morrendo.

Jesus amava aquela família, quando Lázaro já estava morto, Jesus disse aos seus discípulos que Lázaro estava dormindo, comparando portanto a morte com o sono.

Quando chegaram a Bêtania, Lázaro já havia sido sepultado há 4 dias. As duas irmãs se lançaram aos pés de Jesus com a mesma expressão: "Se estivesses aqui, nosso irmão não teria morrido". João 11: 21 e 32

Jesus então prometeu para elas que o irmão haveria de ressurgir, e elas creram naquela promessa, mas achavam que Jesus estivera falando sobre a grande ressurreição que se dará no último dia por ocasião da sua segunda vinda.

Foi quando então Jesus pronunciou uma das frases mais poderosas do Novo Testamento. Está em João 11:25 e 26 : - "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim ainda que morra viverá. E todo o que vive e crê em mim nunca morrerá eternamente:"

Esta promessa enfeita a lápide de muitos túmulos, em muitos lugares por todo o mundo. Está escrita também no túmulo do Lineu, que descansou aos 12 anos de idade, vítima de um acidente automobilistico em frente à igreja que frequentava.

Esta promessa nos dá a certeza de que nossos queridos ressurgirão quando Jesus voltar.

Depois de ter feito esta promessa para Marta e Maria, Jesus quiz saber onde seu amigo fora sepultado.

As irmãs não entendendo disseram - Já se passaram 4 dias e já está cheirando mal. É verdade que depois de morto o homem cheira mal, muito mal.

Talvez deveríamos ser menos orgulhosos, porque não passamos de peças mal cheirosas. Todos somos iguais. Mesmo que alguns façam diferença enquanto vivem, não podem fugir dessa realidade quando morrem.

Se alguém não cuidar de nós quando morrermos, nos tornaremos motivo de escárnio, espanto e compaixão.

Jesus se dirigiu ao túmulo e diz a Bíblia em João 11:35 - "Jesus chorou". Chorou em simpatia para com a família enlutada. Chorou por causa do amigo morto. Chorou porque se identifica com a humanidade sofredora.

Quando um de seus filhos sofre aqui na terra, Jesus sofre a mesma tristeza, a mesma dor. Jesus se compadece de toda criatura humana. Ele está de braços abertos para nos afagar, nos confortar e enxugar nossas lágrimas.

Depois de tudo Jesus mandou que removessem a pedra e clamou com grande voz: "Lázaro, vem para fora". João 11:43

Saiu o que estivera morto, e Jesus mandou que o desatassem e assim se fez porque Lázaro estava enfaixado com um lençol e Jesus então disse: Deixai-o ir.

Que coisa esplendorosa é o poder de Jesus. Jesus é a ressurreição e a vida. Talvez eu esteja falando hoje para pessoas cujo coração está muito triste com a perda do pai, ou da mãe, ou de um filho, ou de qualquer outra pessoa querida. Talvez você esteja sofrendo como sofriam Maria e Marta.

Mas a esperança da ressurreição é maior que a nossa saudade. Nossa confiança em Jesus, o Senhor da ressurreição é maior que a nossa dor.

Eu quero hoje enconrajá-lo, animá-lo e confortá-lo, convidando-o a olhar agora pra Jesus. Ele é o autor da vida.

Ele logo voltará. Sua voz poderosa será ouvida por toda extensão da terra. E os mortos no Senhor ressurgirão afinal.

Pensemos no momento glorioso da volta de Jesus.

Quando à semelhança de Lázaro, nossos queridos deixarão o pó. E surgirão com um corpo imortal.

E então poderemos abraçá-los para sempre.

Eu quero louvar a Deus porque Jesus ressuscitou e porque tudo isto só é possível porque Ele ressurgiu.

A ressurreição de Jesus é a certeza da vitória sobre a morte. Pense como deve ter sido de alegria para os discípulos aquela manhã quando Jesus ressuscitou.

É como raiar de um novo dia. Amigos, um dia a noite chega ao fim. . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário