sábado, 28 de janeiro de 2012

Jesus lava os pés dos discípulos

1 Antes da festa da Páscoa, Jesus sabia que tinha lhe chegado a hora de partir deste mundo para o Pai. Ele amou aos seus que estavam no mundo, e os amou até o fim. 2 Durante a ceia, o diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, a vontade de trair a Jesus. 3 Jesus sabia que o Pai tinha lhe dado tudo em suas mãos, que ele veio de Deus, e que estava voltando para Deus. 4 Então ele se levantou da ceia, tirou suas roupas, pegou uma toalha, e a pôs ao redor de si. 5 Depois ele pôs água numa bacia, e começou a lavar os pés dos discípulos, e a enxugá-los com a toalha com que estava envolto. 6 Quando ele veio a Simão Pedro, este lhe perguntou:

- Senhor, tu vais lavar meus pés?

7 Jesus lhe respondeu:

- Você não entende o que eu estou fazendo, mas vai entender depois.

8 Pedro lhe disse:

- De jeito nenhum lavarás os meus pés!

Jesus lhe respondeu:

- Se eu não lhe lavar, você é meu inimigo.

9 Simão Pedro lhe disse:

- Senhor, lava-me, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça!

10 Jesus lhe disse:

- Quem já tomou banho, não precisa se lavar, a não ser os pés, pois está totalmente limpo. E vocês estão limpos, mas não todos.

11 (Porque ele sabia quem iria traí-lo; por isso ele disse: "Nem todos vocês estão limpos").


12
Depois de ter lavados os pés deles, ele pôs suas roupas, e se sentou novamente. Então ele lhes perguntou:

- Vocês entendem o que eu lhes fiz? 13 Vocês me chamam de Mestre e de Senhor, e vocês falam corretamente, porque eu sou. 14 Se eu, que sou Senhor e Mestre, lavei os seus pés, vocês também devem lavar os pés uns aos outros. 15 Eu lhes dei exemplo para que vocês façam do jeito que eu lhes fiz. 16 Com muita verdade eu digo para vocês que o servo não é maior que seu senhor, nem a pessoa enviada maior do que a pessoa que a enviou. 17 Se entendem estas coisas, vocês serão benditos se as praticarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário